domingo, 16 de janeiro de 2011

Tudo no Olhar

TUDO NO OLHAR

Olhe bem em meus olhos
Bem no fundo dos meus olhos,
se você conseguir, e
Tente descobrir neles
A minha alma.
Assim que você a encontrar
Compreenderá todo o meu coração.
Pilinga


Uma amiga certa vez me disse que umas das coisas mais importantes que aprendeu comigo, foi olhar nos olhos das pessoas para conversar, e quando ela conseguiu segurar a vergonha e fazer o mesmo, pode compreender melhor o que ouvia. Calma, explico a mistura de sentidos mais para frente.
Não sei desde quando, mas faço isto faz tempo, tanto com seres humanos quanto com animais. Aprendi que os olhos são os espelhos da alma, através deles você pode descobrir se alguém está mentindo, se tem medo, receio, alegria... Poucas pessoas têm coragem, e acho que posso utilizar esta palavra, de olhar nos olhos da pessoa com quem está falando, as vezes a vergonha, o medo ou qualquer outro motivo as impedem. A alma, para os poucos que conseguem alcançá-la através dos olhos, pode ficar exposta e isto também pode ser um dos motivos pelos quais os olhares não se encontrem.
Gosto muito da maneira como Machado de Assis trata o olhar em seus livros. Quem já leu Dom Casmurro e se lembrar de Capitu, ligará a moça aos “olhos de cigana, oblíquos e dissimulados”, definição do Agregado, mas eu prefiro a do próprio Bento: “Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.” (Machado de Assis, Dom Casmurro). Acho que nunca terei olhos de ressaca, a não ser que tome um porre mesmo, mas os de Capitu, jamais. Recomendo lerem e tirarem as próprias conclusões sobre Machado e o olhar de suas mulheres.
Eu adoro o olhar do gato do Shrek. Que dó! Acho que falo por todos que dá vontade de matá-lo, pois sabe que com aquela carinha ele consegue tudo.
Porta para a alma, tanto de saída como de entrada, ou as lágrimas seriam o quê? Expressão maior de felicidade, tristeza, o ápice do que sentimos sendo colocado a mostra, pois se ficar em nós, podemos estourar (nunca segure uma lágrima). Você pode descobrir muito no fundo dos olhos de alguém.
Por isto que não gosto tanto de MSN ou qualquer desses meios virtuais de comunicação. Sinto falta deste contato, de estar perto. Agora me explico pela mistura de sentidos do início desde texto: falar com alguém, entender o que ele fala é muito mais do que decodificar a mensagem que ele te passa. É unir a mensagem, com a respiração, o tom de voz, as pausas que foram usadas, os movimentos da boca e principalmente dos olhos. Ligar todas estas informações é conversar, compreender a mensagem, é ver pelas entrelinhas.
O olhar é tudo isto mesmo. Por ele conhecemos quem está a nossa frente, mas isto requer prática e eu, mesmo fazendo uso disto há tempos, ainda fico um tanto confusa com muitos olhares por ai. Infelizmente ainda existem artistas em nosso meio que podem nos enganar, mas se a prática é o que leva a perfeição, então pratico para um dia não errar mais.
Continuarei a procurar olhares por ai e faço o convite a você que me lê a fazer o mesmo. É bom. Não se sinta envergonhado, não significa nada de mais, nada a mais.
Pilinga

Imagem retirada da Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário